Não deixe nenhum passeio desta lista fora da sua viagem em Santiago

Santiago é uma cidade repleta de atrações para turistas de todos os gostos. Basta fazer uma busca online para descobrir uma infinidade de roteiros culturais, de lazer, compras, gastronômicos, entre outros. O problema é que dificilmente alguém fazendo turismo e passeios encontra tempo para explorar e conhecer isso tudo. Então, como escolher o que fazer em uma viagem de alguns poucos dias?


Nós, da Chilenjoy, resolvemos fazer uma pesquisa interna, entre colaboradores e parceiros, tanto brasileiros como chilenos, tentando resumir em uma lista tão compacta quanto possível, tudo que seja representativo de Santiago para tornar uma viagem à capital chilena minimamente fascinante e completa.


A lista podia incluir bairros, museus, comidas, bebidas e tudo mais, desde os mais citados por turistas até alguns nem tão conhecidos assim. Perdoe-nos se deixamos escapar algo: para chegar a uma lista compacta, reconhecemos que tivemos que deixar atrações muito bacanas de fora.


Aí vai a lista e, depois, um pouco sobre cada uma.




Bairro Lastarria

 

Encostado no centro de Santiago e também no muito conhecido Cerro Santa Lucia, o Barrio Lastarria carrega um charme e uma boemia que, em certos momentos, lembra Buenos Aires. Cultura e gastronomia estão por todo lado, com museus, bares, restaurantes, cafés e comércios espalhados por suas ruas e ruelas arborizadas e presenteadas com um conjunto arquitetônico histórico invejável. Passear por lá é uma delícia!

Bairro Italia

 

O Barrio Italia abriga uma quantidade absurda de galerias, além de bares, restaurantes e cafés, tudo em construções antigas, coloridas e cativantes. Um local perfeito para curiosos e aventureiros, pois como muitas das atrações estão concentradas em um mesmo local, pode-se ter a impressão de que não há tanto assim a se ver. É quando você começa a entrar pelas galerias, muitas vezes acessadas por portas estreitas, que você descobre o tesouro interminável de arte, cultura e design.

Templo Bahá'í


O tempo Bahá’í, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, tornou-se não só uma atração internacional para os praticantes dessa fé, mas também um atração turística de Santiago, por sua arquitetura moderna e inesperada e vista privilegiada da cidade. Local de muita tranquilidade e contemplação, ele certamente trará momentos de paz e meditação para você que, de vez em quando, gosta de se desligar da correria do mundo para se conectar consigo mesmo.

Sky Costanera

 

O Sky Costanera é o mirante localizado a 300 metros de altura, no topo da imponente torre do complexo do Costanera, que também inclui um dos melhores shoppings do Chile. O valor de 15.000 pesos chilenos (2020) não é muito amigável, mas a experiência de ver a cidade lá de cima, especialmente a cordilheira dos Andes e o pôr do sol, é algo que dificilmente você vai esquecer.

Vinícolas

 

Não achou que esqueceríamos de vinhos né? O Chile é um do maiores e melhores produtores de vinhos do mundo e a bebida é quase que uma marca registrada do país para brasileiros. Visitar uma vinícola é uma experiência singular, cheia de aprendizado, sabores e até paisagens incríveis. E se você pensa que é preciso ir muito longe de Santiago para visitar uma, está redondamente enganado: vinícolas como Concha y Toro, Cousiño Macul, Santa Rita, Undurraga, El Principal e Aquitania estão a poucos quilômetros e são facilmente visitadas por meio de tours (podemos ajudar você a visitar algumas, basta clicar no nomes aí em cima.)  

Homem enche copo de chope artesanal em bar de Santiago

Cerveja artesanal

 

O país do vinho também vem se transformando cada vez mais em um país de grandes cervejas. Rótulos artesanais em excelente quantidade e qualidade vem surgindo por todo o território. Santiago, como capital, acaba por ser o local ideal do país para conhecer muitos deles. E isso se vê pela quantidade incrível de cervejas e chopes disponíveis em bares e pubs espalhados pela cidade. Inclusive, já escrevemos sobre isso aqui.

Parque Bicentenário & Mestizo

 

O Parque Bicentenário não está perto das principais atrações da cidade, mas vale muito o deslocamento. Diferente dos outros, ele tem um urbanismo mais inovador e arrojado, além de áreas mais abertas, ideais para um delicioso piquenique. Dentro dele você também encontra o Mestizo, um restaurante lindo e sofisticado com uma cozinha contemporânea imperdível.

Museu Interativo Mirador

 

Entrar no Museu Interativo Mirador é como se tornar, por um momento, cientista em um gigantesco laboratórios de experiências. O museu tem atrações interativas que exploram fenômenos físicos para aproximar o público e a ciência de um jeito absolutamente apaixonante. São centenas de módulos, que incluem eletromagnetismo, arte, nutrição, terra, som, luz, neurociência e muitos outros. Os adultos viram crianças. As crianças adoram. Então todo mundo adora 😊

Cordilheira dos Andes

 

De todas as atrações, a Cordilheira dos Andes é provavelmente a mais difícil de ignorar. De qualquer lugar de Santiago, você pode vê-la, gigante e imponente, vigiando toda a cidade. Nela estão alguns destinos incríveis com paisagens que mudam radicalmente ao longo do ano e, portanto oferecem experiências (inclusive com neve durantes alguns meses) absolutamente diferentes, a depender da época que você vai. Passeios em Cajón del Maipo, como o Embalse El Yeso e as Termas de Colina, assim como Valle Nevado e Farellones e Portillo são oportunidades imperdíveis de entrar em contato com esta verdadeira obra-prima da natureza. Escolha pelo menos um destes para sua visita a Santiago ser completa. Só clicar nos nomes.

Valparaiso e Viña del Mar

 

A gente até tentou escolher só uma mas quase deu briga. Tivemos que colocar Viña del Mar e Valparaiso com um tópico só na lista, mesmo tratando-se de destinos tão diferentes um do outro. Valparaiso, patrimônio histórico da humanidade, é uma cidade história e portuária, com uma vibrante cena cultural. Viña del Mar, moderna e badalada, oferece a marcante experiência de ver o oceano pacífico bem de pertinho em suas lindas praias. A gente ajuda você a conhecer as duas. Leia mais aqui.

Sim, sabemos que essa lista não faz jus à imensa quantidade de coisas para se fazer em Santiago. É só a síntese da opinião de um grupo restrito de pessoas. Se você acha que falta algo muito essencial aqui, conta pra gente. Podemos até adicionar!