O que fazer em Santiago no verão, no outono, no inverno e na primavera.

 

Chile em dezembro tem neve? O que fazer em Santiago do Chile no verão? Neva em Santiago? Se você, brasileiro, está se preparando se para fazer turismo em Santiago do Chile, essas dúvidas costumam surgir. É por isso que aqui vamos falar sobre cada uma das estações.

 

O clima é uma das coisas que fazem da capital chilena um destino sempre fascinante (isso mesmo, "sempre", porque sempre vale a pena voltar). É que, dependendo da época do ano em que você visita a cidade e dos passeios e tours que você faz, é bem provável que você se sinta visitando um lugar diferente. A Santiago verdinha que você vê no verão é completamente diferente da Santiago desfolhada que você vê no inverno, que por sua vez também é diferente da Santiago avermelhada do outono e da florida da primavera.


É claro que não podemos falar apenas do visual. A temperatura também varia radicalmente entre as estações - e até dentro do mesmo dia - e saber o que colocar na mala sempre deixa todo mundo com aquela pontinha de dúvida. Nessa hora, vale lembrar: mesmo com essas diferenças óbvias entre as estações, a grande amplitudade térmica que se sente o ano inteiro na cidade pode surpreender. Você vai tremer no inverno, mas tenha ao seu alcance um agasalho mais leve para passear naqueles dias de sol menos gelados. Da mesma forma, você vai suar no verão, mas nada impede que à noite ou durante as manhãs, o friozinho resolva aparecer.


Os roteiros também podem mudar um pouco dependendo da época em que você visita Santiago. No inverno a grande atração, naturalmente, são os tours e passeios que incluem o contato com a neve – muitas vezes pela primeira vez para muitos brasileiros. No verão ou nos períodos menos frios da primavera e do outono, estes tours e passeios oferecem experiências diferentes, ainda muito marcantes, já que não é todo dia que se veem paisagens como as da cordilheira dos Andes (aliás, você pode ver o que escrevemos sobre Santiago no verão aqui).

Santiago do Chile no verão

 

O que fazer no Chile em janeiro? O que fazer no Chile em fevereiro? O que fazer no Chile em março? Vamos às respostas!

 

Nosso quase vizinho também está no hemisfério sul, então, logicamente, o verão ocorre de forma simultânea ao nosso, começando por volta de 20 de dezembro e terminando por volta de 20 de março. Espere temperaturas altas de quase 30 graus durante os dias que, aliás, são longos e iluminados até quase oito da noite.

 

Com o sol se pondo, espere um refresco: a temperatura baixa e pode ser que você até sinta um friozinho, algo como 15° com certa frequência e, por vezes, até menos de manhã cedinho. Levando essas características em consideração, leve roupas leves e confortáveis na mala e, no máximo, um agasalho mais leve, para esse friozinho ocasional.

 

Com os dias ensolarados e longos e praticamente nenhuma possibilidade de chuva, você terá bastante tempo e oportunidade para visitar os inúmeros parques da cidade e fazer vários deslocamentos a pé, sem a necessidade de utilizar transporte público. Se fizer um passeio para locais mais altos, é possível que se depare com temperaturas mais baixas, especialmente se o sol não estiver muito presente.

Santiago do Chile no outono


O que fazer no Chile em abril? O que fazer no Chile em maio? O que fazer no Chile em junho? Vamos às respostas!

 

Quando chega o outono, que vai da metade de março à metade de junho, uma nova cidade começa a se revelar. Aquele calor de altas temperaturas também começa a diminuir em poucas semanas, com o termômetro ficando abaixo dos 20°c de dia e abaixo dos 10°c à noite.

 

As ruas verdinhas começam a ganhar novas cores, especialmente amarelo e vermelho. Se a cidade já é fotogênica no verão, agora ela fica mais exibida do que nunca. Tirar fotos o tempo todo é quase irresistível. Sabe aquelas cenas que vemos em filmes americanos com as folhas coloridas nas árvores e nas calçadas? É isso aí que o outono revela em Santiago. Leve um pouco mais de agasalho e aproveite.

 

Se você gosta de vinho – e se está vindo ao Chile, por favor, diga que sim – o outono é a melhor época para visitar as vinícolas: as parreiras estão cheias de uvas no início da estação e as paisagens são magníficas! (Inclusive, podemos ajudar você a conhecer 3 das mais famosas vinícolas: a clássica Concha y Toro, a premiada Undurraga e super procurada e também excelente Santa Rita).

Santiago do Chile no inverno


O que fazer no Chile em julho? O que fazer no Chile em agosto? O que fazer no Chile em setembro? Vamos às respostas!

 

Se você gosta de tremer de frio, o inverno de Santiago é pra você. Se você é mais chegado no calor... ah, vamos lá, variar um pouco não custa nada, o inverno de Santiago pode ser uma experiência que vai mudar sua opinião.

 

Já imaginou andar embaixo dol sol de meio-dia e, ainda assim, não sentir calor? Para quem nasceu e cresceu no Brasil isso parece impossível, mas pode acreditar: o inverno de Santiago vai proporcionar isso pra você. Os dias ficam mais curtos, com as temperaturas em torno de 15°c. Mas quando o sol se põe, espere quedas bruscas, às vezes com temperaturas próximas de 0°c e, por vezes, até negativas. Já deu pra imaginar como arrumar a mala né? Tenha bons casacos, luvas, gorros e cachecol. Chuvas acontecem, mas nada que atrapalhe muito ou que deva influenciar o que colocar na mala.

 

O visual da cidade também muda bastante nessa época, com um espetáculo se revelando de forma bastante especial nesse período: a cordilheira dos Andes, que já é uma imagem impactante o ano todo, de repente, começa a ficar branca, com os picos cobertos de neve. Você talvez já tenha visto fotos disso por aí, mas acredite: nenhuma transmite com fidelidade o tamanho e a beleza de ver ao vivo.

 

Como dissemos, nessa época os passeios que levam a atrações na cordilheira são os mais buscados. Os principais são a estação de ski de Valle Nevado, o vilarejo de Farellones, a estação de ski Portillo e a região de Cajón del Maipo. Neve na cidade de Santiago é um evento pouco frequente que, quando ocorre, é mais restrito ao setor oriental da cidade, localizado aos pés das montanhas.

Santiago do Chile na primavera


O que fazer no Chile em outubro? O que fazer no Chile em novembro? O que fazer no Chile em dezembro? Vamos às respostas!

 

Em setembro vai embora o inverno e chega a primavera. Ao longo das semanas a neve da cordiheira começa a derreter e as temperaturas na cidade começam a subir.

 

Nesse período espera temperaturas similares àquelas do outono, ficando ao redor de 20°c durante os dias agradáveis e caindo para cerca de 10°c ou menos durante à noite até de manhã. Não é uma época tão boa como o outono para visitar as vinícolas, mas é, provavelmente, melhor que o verão – por causa do calor - e o inverno – quando as parreiras estão bem secas e caidinhas (mas vinho é bom o ano todo, convenhamos).


 

E aí? Qual Santiago você está planejando conhecer primeiro? A do inverno, do verão, do outono ou da primavera. Seja qual for a estação, temos certeza: essa viagem você nunca mais vai esquecer.

Siga no Instagram   chilenjoy

Conteúdo, novidades e imagens incríveis do Chile no seu feed ;-)